03/08/2016

Caixa de pássaros ( Resenha)


Oi pessoal! Há um tempo eu li o livro "caixa de pássaros" e sem sombras de dúvidas foi um dos livros mais diferentes que eu ja li.
O livro mostra um mundo apocalíptico, onde abrir os olhos significa morrer. Ao decorrer do livro é encontrada maneiras de facilitar a saída dos sobreviventes da casa onde estão presos, pois alguma coisa perigosa do lado de fora os mantém presos ali e incapazes de sair sem fechar os olhos.
  Em uma das buscas por suprimentos, nossos sobreviventes acham uma caixa de pássaros a qual é utilizada como um sistema de alarme, pois os pássaros se agitam e fazem barulho quando algo ou alguém se aproxima da caixa. 
  Posteriormente, a própria personagem faz uma comparação das pessoas presas dentro da casa com os pássaros. Minha teoria é que o livro em si é uma grande metáfora.
  Veja bem, a "caixa", a casa em que eles estão presos, é o julgamento da sociedade em cima de um determinado grupo, a falta de visão representam os padrões imposto pela sociedade cegando as pessoas e fazendo com que elas, por vezes sem querer, percam seu senso de crítica e opinião. E as consequências do confinamento mostrada no livro é justamente as consequências que temos em nossa sociedade. 
   Temos uma geração onde está na moda ter algum transtorno mental e há várias outras consequências criadas pelos padrões que a sociedade põe, porque infelizmente, respeitar as diferenças está fora de moda.
Por: Larissa Trajano.