04/02/2018

Os 13 porquês

  Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar nessa serie, mas será que todo mundo sabia que a série é inspirada em um livro? Então, eu que sou apaixonada por leitura e não só vi a série como também gostei fui curiosa atrás do livro para que pudesse comparar ambos. Confesso que achei que fosse haver mudanças drásticas, e de fato houveram. Como por exemplo, no livro o Clay houve todas as fitas em uma única noite, enquanto na série ele demora o que parece ser para nós um século, é claro que esta mudança é uma mudança compreensível pois foi necessária para que tramas secundárias fossem desenvolvidas.
   Mas todos temos que concordar que, tanto o livro quanto a série tratam de um assunto sério que é o suicídio. Uma frase impactante para mim e acredito que para muitas outras pessoas que sofrem com a depressão foi “ Ela só fez isso para chamar atenção.” Bom, eu como portadora da doença ( POR QUE SIM, DEPRESSÃO É UMA DOENÇA COMO OUTRA QUALQUER), garanto que o suicídio e/ou as tentativas dele não é algo para chamar atenção, os cortes não é para chamar atenção, a ansiedade não é ansiedade como a de uma pessoa saudável, é algo que atrapalha de fato a sua vida, algo que deixa sua mente de fato exausta, é como (se me permitam a referencia de outro livro) a personagem Aza falou no livro “tartarugas até lá embaixo” está preso em uma espiral de pensamentos.
  Não sou psiquiatra ou psicóloga, mas sei que basta um clique para descobrimos que a depressão é uma doença que afeta mais de dois milhões de pessoas por ano e confie em mim, não é apenas uma tristeza que passará sozinha. O suicídio é considerado pelo ministério da saúde um problema de saúde pública, doença essa que a cada uma hora mata uma pessoa e outras três tentam suicídio. E se sabemos que é algo tão sério por que ainda tratamos como “frescura”, bom, conversar e saber sobre isso é uma da melhor forma de preveni-lo.
·         Precisa de ajuda? Ligue 141

O centro de valorização a vida oferece ajuda a quem precisa, basta ligar ou entrar em contato com eles através de seu site.

Ajude quem precisa, não seja um por que.


Por: Larissa Trajano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário