04/02/2018

Os 13 porquês

  Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar nessa serie, mas será que todo mundo sabia que a série é inspirada em um livro? Então, eu que sou apaixonada por leitura e não só vi a série como também gostei fui curiosa atrás do livro para que pudesse comparar ambos. Confesso que achei que fosse haver mudanças drásticas, e de fato houveram. Como por exemplo, no livro o Clay houve todas as fitas em uma única noite, enquanto na série ele demora o que parece ser para nós um século, é claro que esta mudança é uma mudança compreensível pois foi necessária para que tramas secundárias fossem desenvolvidas.
   Mas todos temos que concordar que, tanto o livro quanto a série tratam de um assunto sério que é o suicídio. Uma frase impactante para mim e acredito que para muitas outras pessoas que sofrem com a depressão foi “ Ela só fez isso para chamar atenção.” Bom, eu como portadora da doença ( POR QUE SIM, DEPRESSÃO É UMA DOENÇA COMO OUTRA QUALQUER), garanto que o suicídio e/ou as tentativas dele não é algo para chamar atenção, os cortes não é para chamar atenção, a ansiedade não é ansiedade como a de uma pessoa saudável, é algo que atrapalha de fato a sua vida, algo que deixa sua mente de fato exausta, é como (se me permitam a referencia de outro livro) a personagem Aza falou no livro “tartarugas até lá embaixo” está preso em uma espiral de pensamentos.
  Não sou psiquiatra ou psicóloga, mas sei que basta um clique para descobrimos que a depressão é uma doença que afeta mais de dois milhões de pessoas por ano e confie em mim, não é apenas uma tristeza que passará sozinha. O suicídio é considerado pelo ministério da saúde um problema de saúde pública, doença essa que a cada uma hora mata uma pessoa e outras três tentam suicídio. E se sabemos que é algo tão sério por que ainda tratamos como “frescura”, bom, conversar e saber sobre isso é uma da melhor forma de preveni-lo.
·         Precisa de ajuda? Ligue 141

O centro de valorização a vida oferece ajuda a quem precisa, basta ligar ou entrar em contato com eles através de seu site.

Ajude quem precisa, não seja um por que.


Por: Larissa Trajano. 

30/01/2018

Filmes para quem gosta de Historia

   *O menino do pijama listrado:



  Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar neste filme, passasse na segunda guerra e mostra principalmente a inocência infantil que infelizmente hoje em dia está sendo perdida. Conta a historia de uma família ( o casal com seus dois filhos) que se muda para o interior por conta do trabalho do pai. 


* As sufragistas: 



Mostra a luta das mulheres do século passado por direitos iguais social e politicamente. As mulheres lutavam pelos seus direitos de forma pacifica até começar a sofrer agressões pelos policiais...  Já citamos esse filme em uma outra lista, e achamos que valia coloca-lo novamente aqui. 


       *  A menina que roubava livros:


Passa-se também na segunda guerra e conta desta vez a história de Liesel Meminger, temos nesse filme uma narradora um tanto mórbida vamos assim dizer. Filha de uma mãe comunista que está sendo perseguida pelos nazistas, sua mãe envia ela e o irmão para serem adotados por um casal que vive em uma pobre cidade na alemã, no caminho entretanto seu irmão acaba morrendo, e durante seu enterro o coveiro deixa cair um livro, qual nossa protagonista o rouba, o primeiro de uma série deles. 

Estrelas além do tempo: 


E temos aqui mais um filme que já foi citado em outra lista nossa esse filme se passa em plena guerra fria e mostra o grupo de mulheres negras com quem a naza contava para resolver todos os problemas que haviam por lá, bem pelo menos todos aqueles que envolviam matemática avançada. 

* Frida: 


O filme além de deixar você por dentro da vida da grande artista mexicana te deixa por dentro também da época em que os comunistas estavam sendo caçados, já que Frida deve um breve envolvimento com um.  – Em breve teremos resenha aqui no blog.

Por: Larissa Trajano.  

23/01/2018

Animais fantasticos e onde habitam - Resenha, livro.


Yeaaay, mais uma resenha de um livro desse universo de Harry Potter, esta versão de animais fantásticos e onde habitam é da mesma coleção de “ os contos do Beedle, o bardo”, ou seja, é a coleção da biblioteca de Hogwarts, logo tem a autoria de Newt Scamander.
 O livro começa com um prefácio do autor explicando a sua história e paixão pelas criaturas mágicas e de sua viagem ao redor do mundo em busca dessas criaturas para melhor conhece-las e cataloga-las, assim como Darwin. A diferença é Newt precisa lidar com criaturas muito peculiares e até mesmo perigosas. Ele também explica de como nós, meros mortais trouxas nos recusamos a enxergar as criaturas mágicas que vivem entre nós.

 De modo geral, animais fantásticos e onde habitam é um livro simples com um teor didático para os alunos de Hogwarts e das demais escolas de magia e bruxaria. 
Por:Larissa Trajano. 

20/01/2018

5 mulheres que fizeram historia


 Ainda nessa vibe de mostrar ao mundo o poder que nós mulheres podemos ter e que as mulheres podem ser tão fortes quanto os homens separei para vocês 10 mulheres que ao longo da história foram verdadeiras heroínas.
*nota: lembrando que o intuito deste post é mostrar que homens e mulheres merecem direitos iguais e que não é certo os homens tem o direito de exercer nenhum poder sobre o corpo da mulher. Este post não tem o intuito de ofender os homens, homens nós amamos vocês.

1)   Joana D’arc:

É uma heroína e santa da igreja católica que viveu entre 1412 e 1431 na França. Foi chefe militar na guerra de cem anos, era analfabeta e durante seu julgamento afirmou ouvir vozes desde os 13 anos que segundo ela davam conselhos sobre ela frequentar a igreja, que deveria ir a Paris e deveria tentar levantar domínio que havia da cidade de Orleans.  

2)      Maria Quitéria de Jesus:


Uma brasileira também militar que nasceu em 1792 e morreu em 1853, é a primeira mulher registrada a entrar em combate pelo Brasil, vestiu-se de homem para poder alistar-se ao exercito e é considerada a Joana D’arc brasileira.

3)      Princesa Diana:


Conhecida como a princesa do povo, Diana morreu em um acidente de carro em 1997. Admirada pelo seu trabalho de caridade, principalmente em combate à aids. Apesar de ser filha de nobres, Diana trabalhou e estudou como uma mulher normal que procurava independência e realização, ela trabalhou realizando tarefas domesticas, babá e ate professora do jardim da infância.
·         Dica de filme: Diana – o filme mostra a história da princesa.

4)      Marie Curie:

  Foi química e física polonesa nascida em 1867. Era uma ótima aluna na escola, mas foi impedida de cursar o ensino superior pois, apenas homens eram aceitos, porém Marie foi a luta contra o preconceito e tornou-se uma grande cientista, foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel.
·         Dica de filme: Marie Curie – Mais um filme que leva o nome da personagem principal, como dá para imaginar, a conta a trajetória da cientista.
5)      Jacqueline Kennedy:



  Primeira dama dos estados unidos, casada com o presidente John Kennedy. É lembrada pela sua força, por suas contribuições para arte e arquitetura histórica. Jackie, como era chamada, é uma das mulheres mais jovens a se tornar primeira dama, contribuindo ativamente para a campanha de seu marido. Ela gostava de convidar para a casa branca artistas, cientistas, escritores e músicos e falava fluentemente francês, italiano e espanhol.
Dica de filme: Jackie



Por: Larissa Trajano